Tuesday, March 31, 2009

A Geração Wiki II

Consegue imaginar-se num mundo em que todas as pessoas têm acesso livre à soma de todo o conhecimento humano, à soma de todas as vontades, ideias e liberdades? Então, tão simples quanto imaginar será fazer parte da geração chamada de Wiki. Faz parte desta geração todo aquele que usa de ferramentas de colaboração disponibilizadas pela internet. Das diferentes ferramentas de colaboração conhecidas as apelidadas de “Comunidades virtuais” são as mais comummente usadas.
Comunidade, do ponto de vista sociológico, é um conjunto de pessoas com interesses mútuos que vivem no mesmo local e que se organizam dentro de um conjunto de normas. Ora, as comunidades que aparecem na internet disponíveis para esta geração removem a restrição “mesmo local” ou ampliam essa condição para o tamanho do planeta terra.
O meu amigo M, dos poucos amigos que tenho, apelida estas comunidades cibernautas de sítios de engate. Melhor, faz destas comunidades virtuais sítios de engate reais, de pesca ou caça, como ele mesmo diz. Quando lhe perguntei se tinha um tope 5 de preferências aprontou-se logo a responder sem papas na língua. Depois de uma análise a cada um dos itens deu para entender por que é que aquela lista tem tão estranha sequência.
O HI5.com, que o M caracteriza de muito generalista, descreve-se como a comunidade “do fica ligado”. Vende-se como uma óptima ferramenta para “procurar amigos, mostrar fotos, reencontrar antigos colegas de escola, construir páginas que expressem o que é importante para quem faz parte da rede”. Ora, procurar antigos colegas de escola e construir páginas expressivas é, para o M, para além de pouco viril, um jogo para meninos. Assim, esta comunidade aparece em quatro lugar no seu tope de ferramentas de engate. É quase uma ferramenta recurso porque o jogo dele não é a amizade. Para se conseguir pescar alguma coisa no HI5 perde-se muito tempo em cliques e escrituras.
O Netlog.com apresenta-se como “um portal social para mais de 30 milhões de jovens na Europa”. Jovens está mais no intervalo de pescas do meu amigo embora ele se alargue à meia-idade e vá mesmo, dependendo das circunstâncias, por aí acima. O netlog ocupa-lhe a terceira posição no seu entretenimento.
O Clube Amizade, “um site que lhe oferece a possibilidade de fazer novos amigos, encontrar e conhecer pessoas, encontrar um amor e muito mais”, aparece na sua lista de preferência muito bem classificado, claro!, não pela possibilidade de encontrar um amor mas pela abertura deixada pelas palavras “e muito mais”. Segundo lugar para este espaço. O clube amizade diz ainda que “foi criado com intenção de aproximar pessoas dos cinco Continentes”, claro, cinco apenas porque até hoje não se conhecem mais continentes habitados e com acesso à internet. Ao M não lhe interessa, obviamente, o quão cosmopolita é o espaço e muito menos ter que se deslocar centenas de kms para matar o vício, mas sim o quão fácil é desembaraçar-se no meio.
O Terravista.pt, é o espaço de predilecção do M. É ali que ele alimenta o ego. Vejamos porquê. É um “site de contactos para homens e mulheres que procuram novos amigos, companheiros, sexo e relações estáveis. Tudo 100% grátis”. Não deixa margens para dúvidas: Sexo e relações estáveis, grátis! Alguém pode, porventura, pedir mais? Claro que não. Agora repararem nos nomes das personalidades bem como na dispersão etária da caça que por lá se encontra a pastar logo na capa de tal comunidade virtual: Lola_24, 25 anos; Meninadocelx, 29 anos; Armo1980, 27 anos; Gata69, 19 anos; GatinhahKidah99, 23 anos; Butterfies, 26 anos. O Terravista, dispondo deste cardápio, arruma com qualquer outra comunidade e torna-se assim no paraíso dos caçadores.
Perguntei-lhe, só para fazer conversa, se os blogs não entravam no seu jogo. Disse-me que entravam mas muito pouco. Coloca-os em 5º lugar. As pessoas que escrevem blogs, com as suas manias da intelectualidade, deitam sempre tudo a perder e, no jogo da caça, não há brincadeiras, ou se caça ou se é caçado.

Labels:

4 Bocas:

Anonymous Anonymous Disse...

M é o pior dos teus amigos.

O Virar da Página
“Tens que virar a página... isso não quer dizer que vás perder o livro”.
Assim, sem querer, ouvi ontem do meu amigo MV a coisa mais profunda que algum dia lhe poderia antever.
Pensei nesse virar de página durante a noite e hoje, pela manhazinha, fui capaz de lhe acrescentar: Só com o atento e constante virar de páginas é que se poderá conquistar o todo de um livro.


Adoro a forma livre como o MV olha a vida.

10:13 AM  
Anonymous Anonymous Disse...

Deixa-me adivinhar... o amigo M é, na realidade, amigo E. Não será?

5:01 PM  
Anonymous Anonymous Disse...

Para leres ao teu Amigo…
Homens a evitar na net. (pequeno texto no meu blogue…)
"
O exigente: Não quer uma mulher, quer uma supermodelo, alguém para exibir aos amigos ou mesmo uma conquista. Não interessa nada que seja formada em Engenharia Aeronáutica, ou se tem um coração de ouro: não tem cara de Charlize Theron, nem curvas de Jennifer Lopez, esqueça. E não se iluda : Ele estava bem para Juri da Miss Universo, mas para companheiro ou amigo, esqueça.
O óbvio: É obvio que… só ali está por uma razão. Pertence a algum grupo do tipo de adoradores do sexo e tem 99% de Amigas, só louras em bikini, o que não abona muito a favor das suas qualidades. Se nem sequer se dá ao trabalho de se descrever a ele próprio e a perguntas sobre interesses ou passatempos, responde “depois digo”, ou coisa do género, pague-lhe da mesma moeda : Não perca tempo com ele. Se é assim apressado na net, imagine outras navegações. Esqueça a não ser obviamente que ande à procura do mesmo."
Extraído de uma qualquer revista feminina, não deixa de ter a sua graça, evidentemente que a regra tem excepções, sejamos justos com as pessoas correctas, até porque minhas Senhoras as Mulheres sabem ser tão piorezinhas quando querem., não é ?
Conheço alguém que também entrou na net e no primeiro dia saiu lhe na rifa uma mistura dos dois acima com mais tendências para o primeiro exemplo, e mais uns pozinhos de alguma coisa, porque há que reconhecer que fazendo jus às suas capacidades, reconhecê-las e tirar-lhes o chapéu… No entanto excedem-se com o seu brilhantismo, ficam ofuscadas com a própria auréola e aí se perdem e finalizam subestimando os outros... E…Puf!!! Navegam, navegam, navegam noite após noite…
Apanhar bonés…Ah, pois é… Quem não tem que fazer … apanha moscas…
Amigo a vida… Continua a ser real e a net pode ser um instrumento de alienação se mal utilizado, no entanto…cada um toma do que quer.

Bilitis

1:02 AM  
Anonymous Sara Disse...

Para quem não gosta destas coisas Wiki... até fizeste uma pesquisa exaustiva...

10:00 PM  

Post a Comment

<< Home